O eflúvio telógeno é a queda intensa de cabelos que estão na fase telógena, percebida com facilidade ao se pentear os cabelos ou durante a lavagem da cabeça no banho. Podem ser várias as causas que determinam o surgimento do eflúvio telógeno, como: pós-parto, interrupção do uso de pílulas anticoncepcionais ou de reposição hormonal, infecções e doenças acompanhadas de febre alta, traumas físicos e/ou emocionais, pós-operatório, doenças da tireoide, deficiências nutricionais (ferro, zinco e proteínas) ou dietas muito restritivas (com ou sem medicamentos).
Geralmente a queda de cabelos se inicia 2 a 4 meses após o fator desencadeante, por exemplo: após o parto, uma das causas mais frequentes. A queda pode ser bastante intensa assustando o paciente que se vê diante de um grande número de fios de cabelos soltos após penteá-los, durante a lavagem ou no travesseiro, ao acordar pela manhã.
O tratamento consiste na correção das causas, dietas ricas em proteínas e certas vitaminas auxiliam muito. O dermatologista irá avaliar a necessidade de aplicações de medicamentos diretamente no couro cabeludo com mesoterapia capilar ou MMP@, se a queda for intensa.