Skip to main content
Tratamento Íntimo

Tratamento Íntimo

Laser íntimo

Laser íntimo é um tratamento voltado à saúde da mulher, principalmente para aquelas que têm queixas de ressecamento vaginal.

As vantagens do rejuvenescimento íntimo a laser são:

  • Aumento da lubrificação vaginal e do prazer sexual;
  • Melhora da incontinência urinária e da urgência miccional;
  • Redução de corrimento e mau cheiro;
  • Melhora do tônus vaginal;
  • Maior vascularização local (mais sangue chegando na vagina);
  • Restauração da flora vaginal;
  • Redução das infecções urinárias.

Além disso, o aparelho utilizado no rejuvenescimento íntimo a laser também tem papel de destaque no tratamento do líquen vulvar e no tratamento de lesões HPV induzidas. Ademais, auxilia no clareamento vaginal.

Para quem é indicado?

Para mulheres que apresentam problemas relacionados à atrofia da mucosa vaginal, como acontece com as que estão no puerpério, no climatério e na pós-menopausa.

Nessas pacientes, o rejuvenescimento íntimo a laser proporciona benefícios extras quanto ao ressecamento vaginal, que naturalmente tende a piorar com o passar do tempo de menopausa — diferentemente de outros sintomas, como o fogacho, que costumam durar alguns anos, na maioria das mulheres tende a desaparecer; o ressecamento vaginal, pelo contrário, tende a piorar com o passar dos anos.

Quando avaliamos o rejuvenescimento íntimo a laser, o efeito do tratamento permanece por até 24 meses e não existem contraindicações ao tratamento.

Portanto, cada caso deve ser analisado com parcimônia pelo médico, junto da paciente.

Como é feito o rejuvenescimento íntimo a laser?

O rejuvenescimento íntimo a laser é um procedimento com duração aproximada de 20 a 30 minutos, indolor, e é realizado no próprio consultório médico. Em geral, o tratamento consiste em três sessões, com intervalo de 30 a 45 dias entre elas. A duração do efeito do tratamento é de até 24 meses, mas é recomendado que seja feita uma sessão de manutenção aos 12 meses para garantir a qualidade do efeito por esse tempo.

Para realizar o tratamento do rejuvenescimento íntimo, insere-se um transdutor no canal vaginal semelhante ao utilizado para fazer ultrassom transvaginal, que emite feixes de laser. Esses feixes estimulam células da mucosa genital a produzirem fibroblastos, células secretoras de colágeno.

É justamente esse aumento na secreção de colágeno (e também de ácido hialurônico) pelos fibroblastos que promove uma maior vascularização da mucosa, produção de glicogênio e lubrificação local.

Em associação ao tratamento intravaginal, é realizado na mesma sessão o rejuvenescimento íntimo na área externa da genitália feminina, utilizando o laser vulvar. O objetivo dessa aplicação é melhorar o tônus, reduzir a flacidez, melhorar a qualidade da pele e da mucosa do intróito.

A preparação para a realização do laser externo inclui a aplicação de um creme anestésico 15 minutos antes do procedimento, para tornar a sessão mais confortável para a paciente.

Cuidados antes e depois do procedimento a laser:

Em casos de pacientes que têm um ressecamento excessivo, antes do rejuvenescimento íntimo a laser pode ser indicado o uso de um creme hormonal tópico, que deve ser interrompido cerca de 7 a 10 dias antes da sessão. Porém, essa prática não é para todas as mulheres, sendo que a prescrição deve ser feita exclusivamente pelo médico responsável após uma avaliação cuidadosa.

Já as mulheres que tiveram herpes genital devem tomar uma dose prévia de aciclovir e, depois, manter o medicamento por mais alguns dias para não desencadear o surgimento das lesões herpéticas. Também há uma recomendação de que a paciente não esteja menstruada durante a realização do procedimento, qualquer que seja o caso.

Logo após a sessão de rejuvenescimento íntimo a laser a paciente pode voltar para casa e seguir com seus afazeres rotineiros. Porém, ela deve ficar sete dias sem ter relações sexuais e deve utilizar um creme de ácido hialurônico no local, que será devidamente prescrito pelo médico responsável.

Portanto, trata-se de um procedimento simples e seguro e é indicado até mesmo para mulheres com histórico de câncer de mama.

Quanto custa o rejuvenescimento íntimo a laser?

Ainda que o rejuvenescimento íntimo a laser seja um tratamento para uma condição de saúde decorrente da menopausa — a síndrome urogenital —, esse procedimento não é coberto pelos convênios e planos de saúde.

Por esse motivo, a recomendação é consultar diretamente o profissional escolhido a respeito dos valores praticados em sua clínica. Para que os benefícios do rejuvenescimento íntimo sejam mais acessíveis a todas as mulheres, em geral são feitos pacotes que incluem as três sessões, a fim de garantir que o tratamento não seja interrompido por falta de recursos financeiros.

Clareadores

Ocorre a remoção da camada mais superficial da pele, promove a renovação celular e estimula a produção de colágeno. É um tratamento médico que utiliza energia laser associado a peeling’s químicos para tratar condições relacionadas ao escurecimento e manchas da região genital feminina, estimulando a produção de colágeno e promovendo a regeneração dos tecidos.

Indicação:

  • Escurecimento íntimo,
  • Manchas genitais,
  • Melhora da textura e da qualidade da pele.

Preenchimento intimo

É um procedimento estético que envolve a aplicação de substâncias de preenchimento (ácido hialurônico) na região genital feminina para melhorar a estética e a sensação de volume.

Indicação:

  • melhora da atrofia vaginal,
  • correção de flacidez dos grandes lábios,
  • aumento do volume dos pequenos lábios,
  • melhor definição dos contornos genitais,
  • aumento do conforto durante a relação sexual.